Meus três melhores usos para o alho

Eu gosto da definição do “Dicionário dos Sabores”, da Niki Segnit, que diz que o alho dá contorno às preparações. Não por acaso, os meus três usos preferidos deste bulbo de sabor sulfuroso seguem essa linha.

Breve história do alho

Segundo a minha bíblia máxima (o livro “Comida & Cozinha”, de Harold McGee), o alho é nativo da Ásia Central e formado pelo que chamamos de “cabeça”, composta pelos “dentes”. Cada um desses dentes é uma folha inchada que armazena nutrientes e protege o broto. Na comparação com a cebola, o alho tem bem menos água. Ela com 90% e ele com 60%. Além disso, o alho tem muito mais açúcar frutose. O que explica porque ele doura bem mais rápido do que a cebola.

Top 3 do alho!

Vamos lá! Onde não falta alho na minha cozinha:

1. Refogados

Eu basicamente não faço nada sem alho. Meu arroz pilaf (o branco de todo dia), por exemplo, é feito só com alho refogado, que eu douro até ficar marronzinho pra passar parte da cor (e do sabor) para o arroz. Para o feijão, costumo usar alho e cebola. E aqui a dica: refogue primeiro a cebola e depois adicione o alho ou coloque os dois juntos. Como falei acima, o alho doura muito mais rápido, então, a chance de queimar é grande!

2. Assados

Meus assados, seja carne, frango ou peixe, sempre vão para o forno com alho. Eu raramente pico os dentes nesse caso. Adiciono os bulbos, com ou sem casca, ligeiramente amassados direto na assadeira. O sabor se espalha pelo assado, e o alho assa lentamente se tornando também acompanhamento.

3. Bruschetta

Nenhuma bruschetta fica perfeita sem alho. O alho cru funciona como uma camada picante para essa torrada italiana. A dica aqui é esfregar o dente no pão assim que ele sair do forno ou da grelha. Não esfregue muito, um pouquinho já é suficiente porque o alho cru tem sabor bastante pungente. Depois, é só colocar a cobertura que quiser e saborear. Minha bruschetta do coração leva pão italiano torrado, uma mistura de tomates picados temperados com sal, azeite, pouco vinagre, pimenta-do-reino moída na hora e manjericão fresco. Completo com lascas de parmesão. Não precisa gratinar, a graça dessa bruschetta é o frescor!

Uma resposta para “Meus três melhores usos para o alho

Deixe um comentário