Pão, pão, pão, pão!

IMG_5815

Pensei em escrever um post todo lindo de boas-vindas para mim mesma no meu próprio blog. Mas, depois de refletir um pouco a respeito, achei melhor ir direto ao ponto e fazer um texto que mostrasse o que vai ser essa página: um lugar com receitas maravilhosas, um lugar para falar e discutir sobre comida e para tentar entender melhor os alimentos. Que vida não fica melhor com isso, não é mesmo?

Para a estreia, então, escolhi falar um pouco de uma das coisas que mais adoro comer e fazer: pão! Às vezes, penso que isso deve estar no sangue, bisneta de padeiro português que sou. Outras, acho que qualquer um que se aventure com uma massa de pão vai acabar se apaixonando pela coisa como eu.

Ainda não sou a padeira que eu gostaria, só vivo testando receitas e minha mãe costuma dizer que eu tenho “a mão boa” para o ofício. Mas acho que, se eu fosse dar um conselho, não seria “troque suas mãos por outras mais frias” e, sim, “tenha paciência”. Fazer pão dá um trabalhinho, precisa de uma dose de paciência e outra de amor. Eu, particularmente, acho o resultado dos mais recompensadores. E é uma coisa que vai ao encontro de algo em que eu acredito muito: resgatar nosso laço com a comida e os alimentos que ingerimos, o que se perdeu muito com a indústria alimentícia e o fato de não sabermos muito bem de onde vem aquilo que comemos. Não sou xiita, podem ficar tranquilos, sei que dependemos da indústria pra muita coisa. Mas minhas dica é: se puder fazer seu pão, em vez de comprá-lo das prateleiras do supermercado, faça. Pode não dar certo das primeiras vezes, mas garanto que será divertido.

Como receita inaugural do (a)ventura na cozinha, escolhi uma que adaptei de um livro de pães que gosto muito, “Pães”, de Emmanuel Hadjiandreou (ed. Publifolha). No livro, a receita é de pãezinhos hot cross, um quitute tradicional de Páscoa no Reino Unido, com muitas passas e bastante casca de limão e laranja. Eu fiz um pãozão mesmo, coloquei frutas cristalizadas e baunilha e tirei o limão 🙂

As medidas são todas em gramas, ou seja, uma balança ajuda muito ou um copo medidor.

Espero que gostem, façam e me contem tudo!

Sejam bem-vindos!

Pão de passas e frutas

Ingredientes:

Para o pão:

20 g de fermento biológico fresco (1 tablete e 1/3 de tablete)

40 g de açúcar

200 ml de água morna

450 g de farinha de trigo

100 g de uvas passas

150 g de frutas cristalizadas

1 colher (chá) de canela em pó

Raspas de 1 laranja

1 colher (chá) de essência de baunilha

1 colher (sobremesa) de sal)

90 g de manteiga em temperatura ambiente

1 ovo levemente batido

Para o glacê

3 colheres (sopa) bem cheias de glaçúcar

2 colheres (sopa) leite

1 colher (café) essência de baunilha

Modo de preparo:

Coloque o fermento em uma tigela grande e adicione a água (que não pode estar muito quente) e o açúcar até dissolver. Junte 200 g da farinha de trigo e misture até virar uma massa homogênea. Esse é o pré-fermento. Que deve fermentar na tigela coberta por mais ou menos 30 minutos em local aquecido (tipo dentro do forno). Enquanto o pré-fermento descansa, misture as frutas e as passas às raspas de laranja e reserve. Em outra tigela, misture o restante da farinha, o sal e a canela. Corte a manteiga em pedacinhos e misture à farinha até formar uma farofa grosseira. Depois de 30 minutos, coloque na mistura seca o ovo, a baunilha e o pré-fermento. Misture novamente até dar liga. A massa deve ser um pouquinho grudenta. Não entre em pânico, é assim mesmo. Se a massa estiver desgrudando super fácil, há maiores chances de o pão ficar seco e massudo. Deixe a massa descansar por 10 minutos coberta. Volte a ela e sove levemente dentro da própria tigela. Deixe descansar mais 10 minutos. Faça isso mais três vezes. Então, coloque as frutas e deixe crescer por mais 30 minutos. Tire da tigela e, em uma superfície enfarinhada, divida a massa em três e faça uma trança. Coloque em uma forma untada, cubra e deixe descansar mais 30 minutos. Preaqueça o forno por 20 minutos em potência máxima. Antes de colocar o pão para assar, pincele com ovo batido. Deixe no forno a cerca de 180ºC por 20 minutos ou até estar dourado. Se quiser saber se o pão está assado, levante e dê uns soquinhos embaixo. Se fizer barulho de oco, está bom. Deixe esfriar para colocar o glacê, que se faz misturando todos os ingredientes. Se achar que está muito líquido, coloque mais açúcar; se achar que está muito grosso, ponha leite. Ele deve ficar um líquido bem grosso.

 

Uma resposta para “Pão, pão, pão, pão!

Deixe um comentário